Benefícios da tecnologia na advocacia: o guia completo da inovação jurídica

Que a tecnologia está presente na advocacia, você já sabe. Já escrevemos diversos artigos mostrando como ela pode ajudar você a ser mais produtivo no dia a dia, mas se você ainda tem alguma dúvida, vamos fazer um overview de tudo o que explicamos até agora, mostrar como o ELI – o primeiro robô-assistente de advogado do Brasil – pode ser útil no seu trabalho, um case de sucesso do ELI e mostrar os verdadeiros benefícios da tecnologia na sua rotina.

Os benefícios da tecnologia na advocacia: tudo o que você precisa saber

Clique nos tópicos abaixo para ler mais sobre os assuntos.

Os benefícios da tecnologia na advocacia: Automação

O que é automação?

A palavra automação vem do latim que significa ‘mover-se por si’, variante de automatização. É o ato de tornar automático um processo, usando a tecnologia com comandos e programas que operam de modo combinado para facilitar o que antes era feito manualmente pelo homem.

Existem hoje vários tipos de automações que vão além da automação industrial. Podemos encontrar automação comercial, bancária, residencial, predial, automação de marketing, automação na advocacia e muitas outras. Cada uma dessas automações possui características próprias, mas todas prezam por um mesmo objetivo, facilitar e melhorar a qualidade de processos antes manuais.

Para que serve a automação?

Se engana quem pensa que a automação foi criada para substituir o homem pela máquina. A automação é composta por sistemas inteligentes que permitem o homem atuar em conjunto com a máquina, garantindo qualidade e bom desempenho do trabalho. A automação é a complementação do trabalho.

Sabe aquelas horas que você fica preenchendo processos manualmente, digitando datas, criando relatórios, petições, teses, fazendo e refazendo contas, elas podem ser usadas para outro trabalho, ou quem sabe para você descansar. Sim, acredite, a automação deixa tudo mais simples.

Por que a automação é tão importante?

Os benefícios da automação refletem em um diferencial competitivo de real valor. Analisando os pontos positivos, podemos destacar o lucro como resultado final do investimento na automação. Com processos automáticos, reduzimos o tempo e a chances de erros comuns, caso o serviço fosse feito de modo manual. Com a diminuição dos erros, temos a segurança que o processo apresentará o resultado correto garantindo a confiabilidade da empresa para o cliente final.

Se você trabalha diariamente com confecção de documentos, contratos, petições e ações de litisconsórcio, seja você um advogado autônomo, trabalha no departamento jurídico de alguma empresa, é sócio ou associado em um escritório de massa, você precisa de automação para advogados.

Automação para advogados: follow up de processos

Dos advogados mais tempo de carreira aos menos experientes, todos os dias você precisa ler as fontes oficiais, acessar às páginas dos tribunais e consultar sites da OAB em busca de atualizações dos processos de seus clientes (ou um outro processo de seu interesse).

Já pensou em automatizar essa busca de atualizações e andamentos de processos, de forma prática e rápida?

Se você busca novas atualizações de processos todos os dias ou paga um assistente, o qual sua principal atividade é essa, claramente você precisa de automação para advogados.

Automação para advogados: Cadastro de processos nos sistemas

A verdade é que os sistemas jurídicos hoje, para buscarem atualizações de processos, demanda que cada processo seja cadastrado manualmente.

Se você é um advogado especializado, com um escritório boutique, pode não “sofrer” com isso, mas o advogado (ou assistente de advogado) de um escritório de massa, perde grande parte de seu dia fazendo esse cadastramento de processos no sistemas, sendo que ele poderia estar fazendo um trabalho intelectual ou se dedicando mais aos clientes.

Automação para advogados: download e organização de documentos

Vamos supor que ele tenha pegado um caso de clientes que querem ressarcimento da tarifa do ICMS da conta de luz.

Você precisa baixar do site da concessionária TODAS as contas dos últimos cinco anos de seu cliente para valer a pena o trabalho. E, além de baixar, precisará calcular conta por conta todos os impostos (o que leva muitas horas!), organizar tudo em uma tabela de cálculos e preencher a petição inicial. Por ser muito trabalhoso, gastar muito tempo e ter pouco retorno financeiro, muitos advogados não costumavam a pegar esses casos de pessoas físicas.

Automação para advogados: automação de contratos e petições:

Um processo só começa a rodar após a petição inicial, documento que informa o juiz dos fatos.

Vamos supor que você trabalha com uma causa especifica. Clientes que procuram o ressarcimento do ICMS da conta de energia, clientes com a mesma causa contra convênios médicos ou até mesmo clientes lesados por companhias de aviação.

Dá um trabalho imenso cuidar desses tipos de causas. E mesmo aplicando o famoso copia e cola, alguns casos vão diferir de outro (informações pessoas, por exemplo). Isso vai demandar muita atenção, pois cada detalhe importa.

A automação na criação de contratos é interessante pois:

  • Você pode ter certeza que o robô não vai cometer erros na repetição das informações;
  • Não vai cansar de fazer recorte-e-cole repetitivos;
  • O robô nunca vai esquecer ou fazer de um modo diferente do qual você ensinou;
  • O custo é muito baixo;
  • Você pode utilizar o tempo de seu colega, sócio ou assistente de forma mais útil;
  • A rapidez na execução é muito maior.

Exemplos de documentos que pode automatizar para escritórios e departamentos jurídicos:

Listamos abaixo alguns tipos de documentos que você pode automatizar, seja um profissional associado a escritório, autônomo ou trabalha no setor jurídico de alguma empresa:

  • Procuração
  • Contrato de honorários
  • Contrato de adesão de clientes
  • Contratos de compra, venda de bens ou serviços de clientes
  • Contrato de confissões de dívidas e pacto de renegociação
  • Contratos de compra e venda de imóveis
  • Contratos de corretagem
  • Petições iniciais de assuntos recorrentes de direito do consumidor para clientes
  • Petições de teses tributárias
  • Petições de benefícios previdenciários
  • Ações de despejo
  • Ações de cobrança
  • Ação busca e apreensão
  • Defesas padronizadas com variações conhecidas

Automação para qualquer tarefa

Bom, citamos alguns exemplos de tarefas que você pode automatizar: acompanhamento e organização de processos, coleta de informações, geração de documentos e busca automática de processos.

E ao automatizar essas tarefas você ganha tempo, economiza, aumenta a qualidade de seu serviço e em consequência disso, se torna mais produtivo.

Veja trecho da reportagem da TV BRASIL sobre automação na advocacia:

Os benefícios da tecnologia na advocacia: Inteligência Artificial

E ao automatizar essas tarefas você ganha tempo, economiza, aumenta a qualidade de seu serviço e em consequência disso, se torna mais produtivo.

O que é a Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial, conhecida pela sigla IA, é uma ciência que atua no desenvolvimento de inteligência cujos efeitos são semelhantes a uma atividade humana aplicadas em máquinas e softwares. Pode-se dizer que ela é responsável por criar máquinas inteligentes que percebem, raciocinam e resolvem problemas, desde que bem programadas.

Para fazer máquinas com inteligência, várias áreas da ciência da computação foram e são desenvolvidas, como Machine Learning, Deep Learning, Processamento de Linguagem e muitas outras. É a utilização de algoritmos matemáticos, além de desenvolvimento de processamento quântico e a cognição semântica que colaboram para interpretar mensagens, textos, imagens e fazer com que sistemas tenham raciocínios lógicos cujos efeitos são cada vez mais próximos de um raciocínio humano. Todas essas áreas de conhecimento juntas formam e desenvolvem a Inteligência Artificial.

A Inteligência Artificial está bem perto de você

Veja só: você tem um smartphone? Já experimentou dizer “Ok Google” e perguntar “Onde fica a farmácia mais próxima?”. Pois é, nos surpreendemos ao descobrir que nossos smartphones respondem a comandos de vozes e não imaginamos que ali está uma IA desenvolvida para facilitar nosso dia a dia. Também quando fazemos buscas no Google e antes de terminar de escrever nossa pesquisa, a ferramenta já oferece opções de palavras para buscar. Ainda no Google, quando realizamos uma pesquisa e a ferramenta nos entrega as melhores opções de artigos que já foram publicados sobre o que estamos procurando. Tudo isso é resultado do uso da Inteligência Artificial.

Muitos aplicativos que usamos também já utilizam a IA. Podemos citar o Waze que apresenta as melhores rotas para chegar a um destino a partir de um ponto de partida ou redes sociais como o Facebook que utiliza o reconhecimento de imagem para identificar as pessoas em uma determinada foto. Por meio de algoritmos, o Facebook também apresenta publicações que você tem mais interesse. Ele determina o seu interesse com base nos registros de sua interação com as publicações.

Podemos lembrar também de call centers automáticos que utilizam o reconhecimento de voz para processar o que falamos e nos direcionar para a solução do nosso problema.

Inteligência Artificial na advocacia

A IA tem um futuro promissor e segue sendo desenvolvida para diversas áreas. Uma dessas áreas é a advocacia.

Hoje já existem sistemas de Inteligência Artificial dentro do setor jurídico que cruzam informações e realizam monitoramentos, colaborando para a conclusão de diversos processos. São sistemas que ajudam em atividades processuais e manuais, permitindo que os advogados apliquem mais tempo nas atividades intelectuais.

O que precisamos deixar claro é que a IA não vai substituir o advogado, muito menos é uma ameaça ao direito. Ela vem ao encontro das necessidades do setor jurídico, como complemento das atividades. É uma oportunidade para alcançar resultados mais rápido, gerar maior qualidade no serviço e principalmente obter lucratividade.

Automação X Inteligência Artificial – Qual a diferença entre essas duas áreas?

A diferença é clara. A automação apenas responde a comandos, enquanto a inteligência artificial vai além, fazendo máquinas agirem de maneira perceptível as ações e as informações recebidas.

Com a automação apresentamos qualidade no processo, reduzindo erros, melhoramos o tempo de entrega. O serviço ficou mais prático. O que antes dependia de atenção redobrada e tempo de sobra para ser executado, agora com comandos simples o processo é finalizado com qualidade e em tempo menor.

Já com a Inteligência Artificial os benefícios são maiores ainda. Já estão no mercado softwares inteligentes que podem ser chamados de robôs, que monitoram processos, chegam a conclusões e criam documentos. O fato é que o setor jurídico está em constante transformação digital. Aqueles que avançam para as novas tecnologias e se permitem mudar encontram facilidade para entregar um trabalho de excelência para seus clientes.

Os benefícios da tecnologia na advocacia: Armazenamento em Nuvem

Rede interna

O que precisamos saber é que o armazenamento na rede utiliza plataformas físicas de armazenamento de dados ligados diretamente em um único computador, ou em vários, constituindo uma rede compartilhada, na qual os computadores conectados possuem acesso a todas as informações de um único servidor.

Nuvem

Armazenar em nuvem é salvar suas informações em provedores on-line. Suas informações ficarão salvas na Internet, podendo ser acessadas e compartilhadas. É claro, com o acesso restrito apenas para você ou para quem você permitir o acesso.

Vantagens de armazenar na nuvem

A grande vantagem é que não necessita de aparelhos externos, físicos. Isto gera uma boa economia, tanto dos aparelhos, quanto de energia. A informação vai do seu computador diretamente para a Internet e lá ela permanece até que você volte a usá-la. Como a Internet não é corruptível, a garantia da segurança é muito maior do que o armazenamento na rede interna. Erros humanos ou desastres naturais não afetarão suas informações, que estarão guardadas em nuvem.

Outra vantagem é a facilidade no acesso. Em qualquer lugar e em qualquer momento você pode acessar suas informações em nuvem. Pois é, o acesso é global, sem restrições de tempo ou espaço, favorecendo a agilidade do trabalho.

Hoje, existem várias empresas que oferecem o armazenamento em nuvem. Podemos citar algumas como a Dropbox, Amazon Web Service, Google Drive, 4Shared, One Drive, iCloud, ADrive. Planos com espaços  infinitos e preços vantajosos.

Porque todo escritório de advocacia deve ter um armazenamento em nuvem?

A questão é: se até hoje você confiou em guardar suas informações apenas no computador, é hora de mudar! Mesmo que nunca tenha acontecido de perder alguma informação, ainda assim é hora mudar. O seu computador pode ter a memória suficiente para armazenar todas as informações que você produz. Mesmo assim, é muito arriscado confiar o trabalho de todo seu escritório apenas em uma máquina. Lembre-se, é necessário mais segurança com as informações do seu trabalho.

Tenha consciência do valor das informações que você possui e escolha a melhor maneira de armazená-las, todas elas. Coloque na balança o valor de um armazenamento em nuvem e o preço de perder suas informações. Acredite, o maior custo é perder as informações do seu escritório de advocacia.

Os benefícios da tecnologia na advocacia: Workflow

A organização das tarefas não é algo que levamos em consideração. Escritórios de advocacia e departamentos jurídicos têm, ambos, a necessidade de organização, eficiência, economicidade, e controle de qualidade de toda a atividade.

Para um escritório ou departamento jurídico, haverá um processo de trabalho, com a delimitação do papel cada participante da equipe, com atribuição, alcance e controle definidos, devidamente vinculado a outros participantes, horizontalmente ou verticalmente.

Este processo de trabalho é que, documentado e disposto como uma norma de trabalho, se denomina workflow.

Um workflow normalmente tem então, uma dimensão horizontal, que deve ser de progressão (sequência cronológica ou de requisitos da atividade) que deve abranger todas as áreas do escritório ou departamento jurídico participantes do processo, o que melhora a comunicação, padroniza procedimentos, entre outros benefícios.

O workflow bem definido também permite que cada atividade possa ser rastreada de documentada, identificando onde determinado procedimento está parado, ou onde a decisão equivocada foi tomada, por quem, e por quais motivos.

O workflow também identifica metricamente os gargalos em todo o processo, o que permite o investimento correto e preciso nestes gargalos, com economia de recursos e precisão na aferição dos resultados das soluções para estes gargalos e ineficiências estruturais identificadas.

Isso inevitavelmente gera uma redução de custos para o escritório ou departamento.

O workflow é, então, um sistema que tem a finalidade de minimizar os riscos, as ineficiências e os naturais problemas de gestão da coordenação do trabalho conjunto.

Os benefícios da tecnologia na advocacia: robôs inteligentes

Como falamos no post “Demistificando a inteligência artificial, os robôs inteligentes fazem parte da tecnologia mais disruptiva da atualidade mas o tema ainda é visto com muita desconfiança, resistência e, por que não dizer, um certo medo de que a tecnologia venha trazer impactos negativos à profissão. Cabe portanto, enfatizar contra-exemplos de aplicações dessas novas tecnologias que efetivamente possibilitam os advogados prosperarem em suas atividades.

Os robôs inteligentes, estão oferecendo para o mercado alternativas mais rápidas e eficientes para situações do dia a dia através de diversos tipos de automação e também com a aplicação de inteligência artificial. As empresas de tecnologia aplicada ao setor jurídico,como a TIKAL TECH que criou o ELI (Enhanced Legal Intelligence) – o primeiro robô-assistente dos advogados no Brasil, estão em amplo crescimento, criando soluções para atender diversas necessidades dos advogados e setor jurídico.

Robôs inteligentes: o que eles podem fazer para os advogados

  • Monitoramento legislativo, de ações e jurisprudência

Do ponto de vista dos advogados, suas carteiras de processos ficam carregadas com causas que duram anos dificultando o acompanhamento e gerenciamento do trabalho. Essa realidade abre espaço para que os robôs inteligentes atuem na captura, organização e monitoramento das informações processuais, facilitando o trabalho do advogado.

  • Big Data de ações judiciais e clientes

Muito além do monitoramento, os robôs inteligentes podem analisar esses dados, facilitando a tomada de decisões.

Por meio de Inteligência Artificial e com base num montante de informações, esses robôs podem ser treinados (ou programados) para : classificar movimentações e publicações, identificar “milestones” ou situações importantes dentro de um processo, inferir a fase em que se encontra cada processo, sugerir ações dentro de processos com teses conhecidas, calcular probabilidades dentro de cenários específicos,

  • Gestão de casos judiciais

Existem sistemas que utilizam bots denominados Crawlers para captura de informações e atualização automática de processos.

Esses robôs trabalham, 24 horas por dia, buscando informações em fontes oficiais e tribunais e entrega o recorte exato da movimentação do processo.

Quando combinados robôs com sistemas modernos de gestão de processos (“case management”) – como é o caso do LEGALNOTE -, os advogados podem ter uma solução para gestão completa do processo, com as informações e documentos organizados de forma cronológica, servindo com um verdadeiro assistente de advogado.

  • Aplicativos para trabalho remoto

Um dos maiores problemas dos escritórios hoje é a dificuldade em trabalhar fora do escritório. Isso porque os softwares existentes hoje necessitam de chaves de acesso e auditorias. Ou seja: ou você paga mais caro por uma licença extra ou, sempre que seu cliente necessitar de alguma informação, vai ter que se locomover até o escritório.

Uma das vantagens dos robôs inteligentes é que muitos não necessitam de instalação: rodam em servidores externos e podem ser acessados no navegador ou aplicativo no celular.

  • Plataforma de automação e gestão de contratos

O que o robô inteligente faz é o que chamamos de document assembly, e compreende a programação de variações e correlações lógicas entre as cláusulas, bem como a inserção de dados particulares de cada transação, para a confecção do documento final.

Novamente se adicionarmos à geração dos contratos um sistema que faça o gerenciamento dos mesmos, atentando para datas, valores e outras cláusulas, o advogado tem uma solução completa à sua disposição.

Robôs inteligentes: diferença entre os sistemas jurídicos convencionais

Sistemas jurídicos NÃO automatizam tarefas e analisam dados.

Os sistemas jurídicos que existem hoje não são robôs, porque dependem sempre do seu comando para realizar a próxima tarefa. Não podem aprender a tomar decisões. Dependem sempre da sua atividade para a inserção de dados.

Também os sistemas jurídicos tradicionais não podem ser ensinados a tomar decisões e, portanto, escolher entre alternativas que você puder oferecer a ele, mediante o preenchimento de certos requisitos que ele deverá verificar. Você é que terá de verificar estes requisitos em cada caso, ou em cada processo, e tomar a decisão e realizar a tarefa ou o comando correspondente.

Robôs inteligentes: uma realidade na advocacia

Os robôs inteligentes estão cada vez mais inseridos na advocacia, seja fazendo o monitoramento dos processos nas fontes, analisando grandes volumes de informação, automatizando a produção de documentos e auxiliando a tomada de decisão por meio Inteligência Artificial.

E a expectativa é de que os que se adaptarem mais rapidamente a essas tendências tecnológicas, terão mais oportunidades para aumentar sua participação segmento jurídico.

Não encare os bots como seus concorrentes. Encare-os como assistentes jurídicos de alta performance que ajudam você em seus desafios. Você vai economizar tempo, custos e se tornará mais competitivo.

Os benefícios da tecnologia na advocacia: usando a tecnologia para ser mais produtivo

Exemplos:

  • Você sempre busca informação lendo o diário oficial e buscando pelo seu número da OAB para identificar seus processos? Quanto tempo você gasta fazendo isso? Programas podem encontrar seus processos por meio da busca com o seu número da OAB. Ele encontra e ainda envia a publicação. Faz tudo isso de modo rápido e sem falha.

  • Você analisa todas as atividades que precisa executar. Pega sua agenda e coloca tudo com o mesmo prazo de 15 dias úteis. Já existe tecnologia que pode contar esses dias úteis, já computando os feriados, sem que você tenha de contar isso no calendário.

  • Você precisa distribuir tarefas pelo escritório. Sai remetendo pastas físicas com recorte grudado, com clips na capa, ou cheio de Post-its. Para quê complicar o que a tecnologia pode fazer por você? A tecnologia pode agregar isso tudo e fazer aparecer a tarefa na tela do computador do seu colaborador, ou até em seu celular. Pode já agendar a revisão, ou a lembrança de que você deve revisar. Faz rápido, com controle e evita que você esqueça algum processo.

  • Você busca todo dia nos sites dos tribunais se há andamento novo. Para isso já existe tecnologia. Ela pode fazer isso automaticamente e lhe mostrar tudo de novo que apareceu em todos os seus processos. Ela verifica todos, todo dia. Isso aumenta a produtividade da equipe e barateia o custo da gestão. Economiza tempo e dá uniformidade à gestão

Os benefícios da tecnologia na advocacia: porque o ELI é o melhor a assistente de advogado

Benefícios da tecnologia na advocacia: o guia completo da inovação jurídica

O que é o ELI?

O ELI é um robô, que nada mais é do que uma máquina virtual que se utiliza de um longo e complexo algoritmo para realizar, automaticamente, uma sequência de atividades, com variações e critérios de decisão.

Ele é, portanto, um gerenciador de fluxo de trabalho.

É o robô, e não o advogado, que vai realizar a sequência de cliques que, nos softwares jurídicos tradicionais, são realizados manualmente, um a um, pelo advogado (ou assistente de advogado) que cumpre a mesma rotina várias e várias vezes por dia.

Somente essa constatação já permite concluir que o ELI traz duas vantagens imediatas:

  1. Tempo
  2. Confiabilidade

As tarefas repetitivas tomam um tempo enorme do dia do advogado, e exigem que sejam feitas — apesar de repetitivas — com a mesma atenção de uma tarefa que é de maior complexidade.

O ELI atuando como assistente de advogado faz essa tarefa repetitiva em uma fração do tempo que o humano faria, e fazem sempre da mesma maneira, nunca erram por falta de atenção.

Humanos cometem erros na repetição de tarefas, o que exige supervisão e checagem da sequência — se não faltou nada no fluxo.

Robôs nunca cometem esse tipo de erro, pois sempre que uma única tarefa não atende àquilo que foi desejado por quem o programou, ele não a realiza: alerta o humano responsável para a desconformidade.

O ELI não substitui o advogado

A segunda vantagem do ELI é que ele só faz aquilo que o advogado programar, ou seja, ele só realiza tarefas que possam ser objeto de repetição, ou de tomadas de decisões sob critérios que são limitados e programados pelo advogado ou gestor.

Isto quer dizer que, naquelas tarefas nas quais as nossas decisões seguem um conjunto de regras de avaliação e de conduta que nós, advogados, fazemos com segurança suficiente para não questionar se as decisões estão corretas, não é necessário que nós façamos as mesmas coisas do mesmo jeito, sempre. O ELI pode fazer.

Exemplos de como o ELI trabalha como assistente de advogado:

o ELI pode buscar processos no andamento dos Tribunais, e simplesmente mandá-los para você em um e-mail. Já é muito, não é? Quanto tempo ele economizou do seu tempo, de buscar em todas as páginas do diário oficial e de entrar no sites de cada Tribunal, para os processos de seu escritório?

O ELI para fazer ainda mais: ele pode verificar qual é o andamento e colocar estes andamentos na sequências que você costuma fazer (seja em uma planilha do Excel, seja em um programa de gestão de processos, seja no Evernote, em uma pasta na nuvem no Dropbox ou Google Drive, etc…).

Ele também pode apresentar as informações em uma certa ordem predeterminada, que você considere a mais útil, de acordo com suas prioridades. Por exemplo: programar o ELI para atribuir certos prazos a certos advogados, ou atribuir mais tarefas ao advogado que estiver com menos tarefas pendentes.

O robô economiza tempo de ficar calculando o calendário, e muitos cliques de agendamento.

E se o prazo não for para você, sempre é possível verificar se o prazo já foi redigido, e o ELI vai alertar se a pessoa cumpriu o prazo no prazo que você estipulou e que lhe permite revisar sem atropelo. Já economiza tempo e há um ganho evidente de confiabilidade e eficiência a desnecessidade de se preocupar com o que o colaborador está fazendo — o ELI pode fazer isso por você.

ELI consegue reproduzir documentos e contratos com informações repetitivas com grande precisão e velocidade! Sem isso você gastará um tempo precioso buscando informações de processos nas fontes oficiais; e vai continuar pagando uma fortuna softwares que possuem diversas funções, as quais você nunca usará nem a metade.

ELI pode montar automaticamente um documento, de acordo com instruções, com suas variações, em cada contrato e compreende a programação de variações e correlações lógicas entre as cláusulas, bem como a inserção de dados particulares de cada transação, para a confecção do documento final.

Mais ainda: o ELI pode ser programado para buscar dados em bases de dados externas:índices em sites, downloads de documentos oficiais, certidões eletrônicas, busca de documentos, baixa e armazenamento de PDF´s, agregando informação nova à evolução do fluxo de vida do contrato.

E também a programação pode estender-se para a gestão da inteligência da carteira: contingências, estatísticas, cruzamento e especificação de dados (qual a região onde se encontra o maior índice de inadimplência, por exemplo), o tempo médio de atraso de pagamentos, e tantos outros dados relevantes de gestão que, sem a automação, teriam de ser buscados e calculados à mão.

Por isso, o ELI é o melhor assistente de advogado, pois ele  mimetiza — imita — a rotina real do advogado, conforme suas necessidades específicas, no seu escritório verdadeiro. Não é o escritório que se adapta ao software, mas o ELI que se adapta ao escritório.

Os benefícios da tecnologia na advocacia: ELI ICMS Energia, um case de sucesso do ELI

Benefícios da tecnologia na advocacia: o guia completo da inovação jurídica

Com o ELI ICMS Energia você consegue viabilizar ações com automatização e eficiência.

  • Ações de restituição do ICMS de uma forma viável

Oportunidade para lucrar usando o acervo de um especialista em ações de restituição da tributação sobre as contas de energia elétrica em sua região e, ao mesmo tempo, conquistar inúmeros novos clientes.

  • Alto Potencial de Retorno

Execute dezenas, centenas de ações individuais ou litisconsórcio com ganhos médios estimados acima de R$ 2mil (dois mil reais) por ação*. Ou seja, você pode criar uma carteira com um alto potencial de retorno em um curto período de tempo

  • Tudo o que você precisa em um só lugar

A gestão de uma tese desenvolvida por um advogado experiente na área, cujo conhecimento será compartilhado com você, é estruturada e automatizada em uma solução completa que utiliza a tecnologia ELI como seu assistente nesses processos, reduzindo tempo de aprendizado, pesquisa e tarefas operacionais e burocráticas, tornando cada ação mais rentável.

O que o ELI ICMS Energia oferece:

Nossa solução contempla todo o suporte e automação para o advogado executar os processos com a maior produtividade possível, compartilhando a experiência de um advogado especialista, que elaborou e manterá atualizadas todas as petições referentes à tese:

  • Cadastro de clientes
  • Obtenção das contas de energia de forma automatizada
  • Cálculo automático da restituição 
  • Petição Inicial
  • Acompanhamento processual com alertas
  • P​etições intermediárias
  • Petição para Cumprimento de Sentença
  • Petição de Expedição RPV

Vantagens de usar o ELI ICMS Energia

O ELI ICMS Energia executa em questão de minutos o que você levaria dias para fazer tornando atrativo o potencial de ganho dessas causas.

Apenas na coleta de informações e cálculo da restituição até a petição inicial você economiza centenas de cliques, acessos, downloads de contas, atualização de índices de inflação, cópias de valores, cálculos em planilhas entre outras atividades. Tudo isso será feito pelo nosso robô assistente ELI, em poucos minutos e sem erros humanos.

Uma petição inicial é gerada, por concessionária, juntamente com a planilha de cálculos, as contas e demais documentos necessários para protocolar a ação na justiça.

Como funciona o ELI ICMS Energia

Veja o vídeo abaixo e entenda como funciona a tecnologia do ELI aplicada a automação de restituição do ICMS sobre contas de energia elétrica:

 

Faça como centenas de advogados e cadastre-se no ELI ICMS Energia e ganhe uma renda extra com ações automatizadas.

benefícios da tecnologia na advocacia

________

 

Ainda têm dúvidas sobre os Benefícios da tecnologia na advocacia? Navegue por nosso blog, assine nossa newsletter, comente nesse post ou mande uma mensagem para nós no formulário abaixo.

Para os investidores: Se você tem interesse em investir na LawTech que mais cresce no Brasil, cria soluções criativas para os profissionais do direito e desenvolveu o primeiro robô-assistente de advogado do país, agende uma reunião conosco.  Será um prazer recebê-lo em nosso escritório!