Automação para advogados: como saber se serve para mim?

Vamos direto ao ponto: se você trabalha diariamente com confecção de documentos, contratos, petições e ações de litisconsórcio, seja você um advogado autônomo, trabalha no departamento jurídico de alguma empresa, é sócio ou associado em um escritório de massa, você precisa de automação para advogados. Continue lendo e saiba o porquê.

Automação para advogados: facilitando o que já é prático

Seja sincero: você cria todos os seus documentos do zero? O dia do advogado parece ser mais curto do que o normal, devido às inúmeras atividades que realiza ao mesmo tempo e todo profissional do Direito sabe que, se você quiser se aventurar e criar petições, contratos etc. do zero o tempo todo, você só perde (tempo e dinheiro).

E como muitas coisas na advocacia seguem certos padrões, todos adotam a prática do copia, cola e altera.

E se você tem um cliente que realiza muitas operações iguais ou tem uma rotina fixa, você claramente não necessita criar a roda a todo momento. Usa o Ctrl+C, Ctrl+V.

Mas agora pense: você demorou um bom tempo para criar uma guia, um doc. que serve de espelho para facilitar o seu dia a dia. Quanto tempo você perde procurando um documento, que criou um tempo atrás, e sabe que pode servir para um caso atual? E depois quanto tempo a mais você leva copiando, colando, revisando e alterando o que é necessário? Concorda que em certo momento esse trabalho se torna maçante e um tanto cansativo.

E quando isso acontece, meu amigo, é aí que os erros acontecem!

Então, se você trabalha com copia e cola diariamente, obviamente precisa de automação para advogados.

Você pode ler mais sobre isso no post que falamos sobre as vantagens da automação de contratos e petições.

Automação para advogados: o famoso follow up de processos

Dos advogados mais tempo de carreira aos menos experientes, todos os dias você precisa ler as fontes oficiais, acessar às páginas dos tribunais e consultar sites da OAB em busca de atualizações dos processos de seus clientes (ou um outro processo de seu interesse).

Ok, é necessário, mas quanto tempo você leva fazendo isso por dia?

Então você pode dizer que paga um assistente para isso ou o sistema jurídico que usa no escritório da conta do recado. Será?

Os recortes de diários oficiais vêm poluídos, com dados fora de ordem, dificultando a leitura do que lhe interessa. Isso sem contar as vezes que as informações vêm cheias de caracteres ilegíveis.

Já pensou em automatizar essa busca de atualizações e andamentos de processos, de forma prática e rápida?

Se você busca novas atualizações de processos todos os dias ou paga um assistente, o qual sua principal atividade é essa, claramente você precisa de automação para advogados.

Conheça-o-LegalNote

Automação para advogados: Cadastro de processos nos sistemas

Como falamos anteriormente, a advocacia é cheia de tarefas mecânicas, que demandam uma série de trabalhos repetitivos. Normal, todos os profissionais de direito estão sujeitos à isso.

A verdade é que os sistemas jurídicos hoje, para fazerem o que citamos acima (buscar atualizações de processos), demanda que cada processo seja cadastrado manualmente.

Se você é um advogado especializado, com um escritório boutique, pode não “sofrer” com isso, mas o advogado (ou assistente de advogado) de um escritório de massa, perde grande parte de seu dia fazendo esse cadastramento de processos no sistemas, sendo que ele poderia estar fazendo um trabalho intelectual ou se dedicando mais aos clientes.

Logo, se você se enquadra nesse perfil, precisa de automação para advogados.

Automação para advogados: Petições iniciais/introdutórias/autorais

Um processo só começa a rodar após a petição inicial, documento que informa o juiz dos fatos.

Ok, cada caso é um caso, e a primeira petição deve ser muito bem construída e detalhada para cada cliente.

Mas agora, vamos supor que você trabalha com uma causa especifica. Clientes que procuram o ressarcimento do ICMS da conta de energia, clientes com a mesma causa contra convênios médicos ou até mesmo clientes lesados por companhias de aviação.

Dá um trabalho imenso cuidar desses tipos de causas. E mesmo aplicando o famoso copia e cola que citamos acima, alguns casos vão diferir de outro (informações pessoas, por exemplo). Isso vai demandar muita atenção, pois cada detalhe importa.

Já pensou em automatizar petições iniciais? Sim, é possível fazer também.

Se você trabalha com ações de massa, provavelmente necessita da automação para advogados.

Automação para advogados: download e organização de documentos

Ainda usando o advogado de causas em massa como exemplo, vamos supor que ele tenha pegado um caso de clientes que querem ressarcimento da tarifa do ICMS da conta de luz.

Você precisa baixar do site da concessionária TODAS as contas dos últimos cinco anos de seu cliente para valer a pena o trabalho. E, além de baixar, precisará calcular conta por conta todos os impostos (o que leva muitas horas!), organizar tudo em uma tabela de cálculos e preencher a petição inicial. Por ser muito trabalhoso, gastar muito tempo e ter pouco retorno financeiro, muitos advogados não costumavam a pegar esses casos de pessoas físicas.

Mas se todo esse trabalho fosse feito em apenas 5 minutos? Isso seria maravilhoso! – Você pode ter pensando. Para a alegria de muitos advogados essa automação já existe!

Conheça o ELI ICMS

“A automação serve para mim?” Citamos alguns exemplos de coisas que você pode automatizar. Note que todas essas coisas do dia a dia do advogado são atividades repetitivas.

Pense no tempo que você (seu assistente, seu estagiário) gasta realizando tais tarefas manualmente. Agora pense no tempo que você vai “ganhar” para fazer coisas, digamos, mais interessantes, que demandam mais estudo, pesquisa e propriedade intelectual.

Seja você um advogado autônomo que quer aumentar seus rendimentos com ações de conta de luz, um advogado de um grande escritório com centenas de processos em posse de sua OAB, um advogado de classe com inúmeros processos parecidos, um advogado de setor jurídico de uma empresa que demanda a confecção de centenas de contratos por dia….. A automação é para você.